quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ciúmes terríveis!


PUXA! Ciúme. Que perigo! É a coisa mais difícil e terrível de uma relação amorosa. É inevitável sentir ciúme, mas podemos controlá-lo.

Acho que o ciúme é quase um instinto animal que todos os seres humanos sentem. Muitas vezes aparece sem que a gente perceba, faz com que a gente cometa as piores loucuras e que tenha os piores sentimentos. O que eu posso lhe dizer é que cedo ou tarde você vai sentir, mas é uma coisa que pode ser controlada; porque não tem nada mais complicado do que viver amarrada ao ciúme; mais ainda quando está relacionado ao seu gato.
Mas existem muitos motivos pelos quais sentir ciúme: trabalho, amizade, amor, ou simplesmente por que sim. O ciúme é o avesso do amor. O ciúme só nos escraviza, nos prende a essa coisa ou pessoa pelas razões incorretas. Ser ciumenta demais só demonstra que somos as meninas mais inseguras na face da terra; alguém que está consciente e segura de si mesma, tanto nas coisas boas quanto nas ruins, sempre poderá controlar melhor esta parte quase animal que todos temos.
Sim, o ciúme é ruim. Paixão obsessiva e ciúme doentio são formas de amar que comprometem o relacionamento. Porém, se formos mais inteligentes isto se transformará em um pequeno problema que passará a ser uma oportunidade de nos conhecer melhor, de valorizar o que temos dedicar mais tempo às nossas deficiências, etc. A pergunta chave é por que, meu Deus? Tente responder o mais sinceramente possível e a partir daí comece a trabalhar.
Aqui, algumas dicas para adolescentes:
Talvez você sinta ciúme de alguém que fez um excelente trabalho sobre o livro que o professor pediu em aula, isso significa que você se sentirá melhor caso se esforce mais nos trabalhos da escola. Outra: você sente ciúme de uma garota porque ela está com o menino de quem você está a fim, isso significa que se você tiver algum interesse por ele e se este sentimento for sincero, na realidade o que você deve querer para ele é que seja feliz, com ela ou com você, mas feliz. E assim cada sentimento enrolado vai se desenrolando. Não é nada fácil, mas é possível.
Outras dicas para adolescentes: sabia que muitos relacionamentos aceitam que ciúme não é amor, mas sim um tempero? E que toda pessoa muito ciumenta tem baixa auto-estima, é uma pessoa insegura e dependente?
Sentir ciúme faz parte das relações amorosas e de amizade, mas não podemos deixar que ele não passe dos limites. O ciúme em uma medida saudável pode ser “bom”, porque marca o que estamos sentindo e que aquelas pessoas nos preocupam e nos dão as chaves e incentivos para sermos mais seguras, para melhorarmos, para sermos mais como queremos ser. Mas é muito importante saber controlá-lo, uma garota extremamente ciumenta nunca é feliz e fará muitas pessoas infelizes. Passar por cima do ciúme de alguém é quase tão difícil quanto senti-lo. Uma relação governada pelo ciúme não é mais do que uma perda de tempo.
Da próxima vez que você sentir um ciúme terrível, tente analisá-lo, tente ver para onde ele pode levá-la. Tente usar toda a sua lógica e aja. Você perceberá que assim as coisas vão acabar de um jeito melhor. Algumas dicas para adolescentes e que funcionam: carinho, cuidado e atenção com o namorado, ou melhor, amiga. E tire da sua cabecinha a idéia de que “toda a sua atenção tem que ser só minha”. Sempre dá certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário